O Poeta Fernando Pessoa criou um slogan de lançamento do produto Coca-Cola no nosso país: "Primeiro, estranha-se. Depois, entranha-se." O director de saúde de Lisboa na época ,não aceitou e mandou apreender o produto e deitá-lo ao mar.
A expressão «anúncio publicitário» remete-nos para a palavra «publicidade» que, por sua vez, deriva do termo latino «publicus» (algo conhecido por todos), e deve ser entendida como uma técnica que visa promover a venda de produtos ou divulgar serviços. Assim, A publicidade é a arte de convencer, persuadir e seduzir.
A publicidade pode ser vista nos mass media, isto é, nos meios de comunicação por muitas pessoas: televisão, rádio, internet, imprensa escrita (jornais e revistas). Também pode ser colocada em placards, transportes, edifícios, ecrãs exteriores…
Quando criam um anúncio, os publicitários têm em consideração o público a quem se dirigem: a idade, o sexo, o grupo sócio-económico…
Um anúncio bem elaborado deve respeitar a sigla AIDMA: A – Despertar a Atenção I - Criar/Suscitar o Interesse D – Provocar o Desejo M – Permitir a Memorização A – Desencadear a Acção (compra)
Para além disso, para estimular o interesse pelo produto e o desejo de compra, os publicitários jogam com os instintos do público…
Instinto de Conservação: - Desejo de poupar tempo; dinheiro - Necessidade de trabalho; segurança; aceitação; simpatia; conforto; repouso; saúde; felicidade - Desejo de manter a juventude Instinto de Diversão: - Necessidade de evasão; sonho; rir; jogar - Desejo de mudar; viajar
A publicidade enquanto arte de seduzir e de convencer, tem por objectivo: - promover a venda de produtos ou de serviços (publicidade comercial); - divulgar ideias / mudar atitudes (publicidade não comercial/institucional)
A estrutura do anúncio
- A marca: é um elemento fundamental e aparece destacada.
- O texto icónico: a imagem que é cuidadosamente preparada/escolhida para nos prender o olhar, através da cor, da originalidade, da associação inesperada, do que nos mostra e do que nos sugere.
- O texto linguístico: - o texto de argumentação: pretende dar credibilidade ao anúncio, apontando as qualidades do produto, a sua superioridade, as vantagens da sua aquisição…
É através do texto de argumentação que convencemos o público a : - comprar o produto; - adquirir o serviço apresentado; - mudar atitudes e comportamentos.
- o slogan: é uma frase ou expressão destacada. Deve ser original, curto, conciso, apelativo, fácil de memorizar e capaz de despertar simpatia pela marca/produto. Existem dois tipos de publicidade: - Publicidade não comercial/institucional - esta publicidade pretende divulgar ideias, modificar comportamentos. Não tem fins comerciais. Ex. « Se conduzir não beba.»; «Há mar e mar, há ir e voltar!» - Publicidade comercial - pretende vender produtos ou serviços, divulgá-los junto do público e criar neste a necessidade da sua aquisição. Tem fins comerciais.
Alguns recursos expressivos presentes na publicidade
- Frases do tipo imperativo Ex.: “Aproveite esta promoção e ganhe prémios.”
- Adjectivação: uso constante de adjectivos. Ex.: “Dercos. Um tratamento verdadeiramente completo que torna por mais tempo os cabelos saudáveis, limpos e sedosos.”
- Repetição / anáfora: repetição de palavras ou expressões. Ex.: “Banco Nacional Ultramarino. Pessoas experientes para pessoas exigentes.” - Onomatopeia: criação de palavras através da imitação de sons próprios do que se quer representar. Ex.: “Sssschhhh Schweppes”.
- Polissemia: uso da mesma palavra com vários significados. Ex.: “Escreve um conto e ganha quatrocentos contos.”
- Aliteração: repetição de sons idênticos. Ex.: “Quem tem Philips, tem tudo.”
- Hipérbole: exagero da realidade. Ex.: “IPSTM. O sistema de segurança inteligente que reage mais depressa que o perigo.”
- Rima: repetição de sons principalmente no fim dos versos. Ex.: “Há mar e mar. Há ir e voltar.”
Bem-vindo ao blogue Vamos estudar 7 ! Este espaço foi criado para ti e pretende ser um suporte ao estudo efectuado fora da sala de aula. Nele a tua professora de Língua Portuguesa colocará, frequentemente, informações que te permitirão consolidar e testar os temas estudados em aula.
Estamos de volta!
Terminadas as férias estamos de volta ao trabalho. Está na hora de começar a estudar!
Calendário escolar 2009-2010
14 Setembro - início do 1º período
18 Dezembro - férias de Natal
04 Janeiro - início do 2º período
15 a 17 de Fevereiro - férias de Carnaval
26 Março - férias de Páscoa
12 Abril - início do 3º período
8 Junho - final 3º período - 9º ano
18 Junho - final 3º período -3º ciclo
Em Outubro comemora-se ...
01 - Dia Mundial da Água; Dia Mundial da Música;Dia Internacional do Idoso
03- Dia da Infância
04 - Dia Mundial do Animal
05 - Implantação da Républica
06 - Dia Mundial do Habitat
07 - Dia Mundial dos Castelos
13 - Dia Europeu dos Pais e da Escola
16 - Dia Mundial da Alimentação
17 - Dia Mundial da Irradicação da Pobreza e da Exclusão Social
24 - Dia das Nações Unidas
25 - Mudança de hora
26 - Dia Internacional da Biblioteca Escolar
28 - Dia Mundial para a Terceira Idade
Sempre a horas!
Não te esqueças de no próximo dia 25 de Outubroatrasares o teu relógio uma hora. Chegou a hora de Outono!