
A Publicidade
A expressão «anúncio publicitário» remete-nos para a palavra «publicidade» que, por sua vez, deriva do termo latino «publicus» (algo conhecido por todos), e deve ser entendida como uma técnica que visa promover a venda de produtos ou divulgar serviços.
Assim, A publicidade é a arte de convencer, persuadir e seduzir.
A publicidade pode ser vista nos mass media, isto é, nos meios de comunicação por muitas pessoas: televisão, rádio, internet, imprensa escrita (jornais e revistas). Também pode ser colocada em placards, transportes, edifícios, ecrãs exteriores…
Quando criam um anúncio, os publicitários têm em consideração o público a quem se dirigem: a idade, o sexo, o grupo sócio-económico…
Um anúncio bem elaborado deve respeitar a sigla AIDMA:
A – Despertar a Atenção
I - Criar/Suscitar o Interesse
D – Provocar o Desejo
M – Permitir a Memorização
A – Desencadear a Acção (compra)
Para além disso, para estimular o interesse pelo produto e o desejo de compra, os publicitários jogam com os instintos do público…
Instinto de Conservação:
- Desejo de poupar tempo; dinheiro
- Necessidade de trabalho; segurança; aceitação; simpatia; conforto; repouso; saúde; felicidade
- Desejo de manter a juventude
Instinto de Diversão:
- Necessidade de evasão; sonho; rir; jogar
- Desejo de mudar; viajar
A publicidade enquanto arte de seduzir e de convencer, tem por objectivo:
- promover a venda de produtos ou de serviços (publicidade comercial);
- divulgar ideias / mudar atitudes (publicidade não comercial/institucional)
A estrutura do anúncio
- A marca: é um elemento fundamental e aparece destacada.
- O texto icónico: a imagem que é cuidadosamente preparada/escolhida para nos prender o olhar, através da cor, da originalidade, da associação inesperada, do que nos mostra e do que nos sugere.
- O texto linguístico:
- o texto de argumentação: pretende dar credibilidade ao anúncio, apontando as qualidades do produto, a sua superioridade, as vantagens da sua aquisição…
É através do texto de argumentação que convencemos o público a :
- comprar o produto;
- adquirir o serviço apresentado;
- mudar atitudes e comportamentos.
- o slogan: é uma frase ou expressão destacada. Deve ser original, curto, conciso, apelativo, fácil de memorizar e capaz de despertar simpatia pela marca/produto.

Existem dois tipos de publicidade:
- Publicidade não comercial/institucional - esta publicidade pretende divulgar ideias, modificar comportamentos. Não tem fins comerciais. Ex. « Se conduzir não beba.»; «Há mar e mar, há ir e voltar!»
- Publicidade comercial - pretende vender produtos ou serviços, divulgá-los junto do público e criar neste a necessidade da sua aquisiçã
o. Tem fins comerciais.
Alguns recursos expressivos presentes na publicidade
- Frases do tipo imperativo
Ex.: “Aproveite esta promoção e ganhe prémios.”
- Adjectivação: uso constante de adjectivos.
Ex.: “Dercos. Um tratamento verdadeiramente completo que torna por mais tempo os cabelos saudáveis, limpos e sedosos.”
- Repetição / anáfora: repetição de palavras ou expressões.
Ex.: “Banco Nacional Ultramarino. Pessoas experientes para pessoas exigentes.”
- Onomatopeia: criação de palavras através da imitação de sons próprios do que se quer representar.
Ex.: “Sssschhhh Schweppes”.
- Polissemia: uso da mesma palavra com vários significados.
Ex.: “Escreve um conto e ganha quatrocentos contos.”
- Aliteração: repetição de sons idênticos.
Ex.: “Quem tem Philips, tem tudo.”
- Hipérbole: exagero da realidade.
Ex.: “IPSTM. O sistema de segurança inteligente que reage mais depressa que o perigo.”
- Rima: repetição de sons principalmente no fim dos versos.
Ex.: “Há mar e mar.
Há ir e voltar.”
A expressão «anúncio publicitário» remete-nos para a palavra «publicidade» que, por sua vez, deriva do termo latino «publicus» (algo conhecido por todos), e deve ser entendida como uma técnica que visa promover a venda de produtos ou divulgar serviços.
Assim, A publicidade é a arte de convencer, persuadir e seduzir.
A publicidade pode ser vista nos mass media, isto é, nos meios de comunicação por muitas pessoas: televisão, rádio, internet, imprensa escrita (jornais e revistas). Também pode ser colocada em placards, transportes, edifícios, ecrãs exteriores…
Quando criam um anúncio, os publicitários têm em consideração o público a quem se dirigem: a idade, o sexo, o grupo sócio-económico…
Um anúncio bem elaborado deve respeitar a sigla AIDMA:
A – Despertar a Atenção
I - Criar/Suscitar o Interesse
D – Provocar o Desejo
M – Permitir a Memorização
A – Desencadear a Acção (compra)
Para além disso, para estimular o interesse pelo produto e o desejo de compra, os publicitários jogam com os instintos do público…
Instinto de Conservação:
- Desejo de poupar tempo; dinheiro
- Necessidade de trabalho; segurança; aceitação; simpatia; conforto; repouso; saúde; felicidade
- Desejo de manter a juventude
Instinto de Diversão:
- Necessidade de evasão; sonho; rir; jogar
- Desejo de mudar; viajar
A publicidade enquanto arte de seduzir e de convencer, tem por objectivo:
- promover a venda de produtos ou de serviços (publicidade comercial);
- divulgar ideias / mudar atitudes (publicidade não comercial/institucional)
A estrutura do anúncio
- A marca: é um elemento fundamental e aparece destacada.
- O texto icónico: a imagem que é cuidadosamente preparada/escolhida para nos prender o olhar, através da cor, da originalidade, da associação inesperada, do que nos mostra e do que nos sugere.
- O texto linguístico:
- o texto de argumentação: pretende dar credibilidade ao anúncio, apontando as qualidades do produto, a sua superioridade, as vantagens da sua aquisição…
É através do texto de argumentação que convencemos o público a :
- comprar o produto;
- adquirir o serviço apresentado;
- mudar atitudes e comportamentos.
- o slogan: é uma frase ou expressão destacada. Deve ser original, curto, conciso, apelativo, fácil de memorizar e capaz de despertar simpatia pela marca/produto.

Existem dois tipos de publicidade:
- Publicidade não comercial/institucional - esta publicidade pretende divulgar ideias, modificar comportamentos. Não tem fins comerciais. Ex. « Se conduzir não beba.»; «Há mar e mar, há ir e voltar!»
- Publicidade comercial - pretende vender produtos ou serviços, divulgá-los junto do público e criar neste a necessidade da sua aquisiçã

Alguns recursos expressivos presentes na publicidade
- Frases do tipo imperativo
Ex.: “Aproveite esta promoção e ganhe prémios.”
- Adjectivação: uso constante de adjectivos.
Ex.: “Dercos. Um tratamento verdadeiramente completo que torna por mais tempo os cabelos saudáveis, limpos e sedosos.”
- Repetição / anáfora: repetição de palavras ou expressões.
Ex.: “Banco Nacional Ultramarino. Pessoas experientes para pessoas exigentes.”
- Onomatopeia: criação de palavras através da imitação de sons próprios do que se quer representar.
Ex.: “Sssschhhh Schweppes”.
- Polissemia: uso da mesma palavra com vários significados.
Ex.: “Escreve um conto e ganha quatrocentos contos.”
- Aliteração: repetição de sons idênticos.
Ex.: “Quem tem Philips, tem tudo.”
- Hipérbole: exagero da realidade.
Ex.: “IPSTM. O sistema de segurança inteligente que reage mais depressa que o perigo.”
- Rima: repetição de sons principalmente no fim dos versos.
Ex.: “Há mar e mar.
Há ir e voltar.”