quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Notícia - teoria


Notícia
« Um dia perguntaram a um jornalista:
- O que é uma notícia?
- Pois bem - disse ele – quando um cão morde um homem, não é notícia; mas quando um homem morde um cão, eis a notícia.»
L. Gabriel – Robinet


A notícia consiste numa narrativa curta, que pretende relatar, de forma objectiva e impessoal, um acontecimento real, actual, invulgar e de interesse geral.

Estrutura de uma notícia
Antetítulo – indica o assunto geral (facultativo).
Título – deve ser curto e preciso referindo o facto principal (obrigatório).
Subtítulo – refere factos particulares relevantes (facultativo).
O conjunto dos três títulos é denominado titulagem.


A notícia, ao contrário do conto, da novela ou do romance, condensa, no parágrafo inicial (lead, cabeçalho ou parágrafo-guia), os elementos essenciais do facto, correspondendo ao clímax.
No conto, na novela e no romance, assiste-se a um crescendo gradual de interesse e intensidade até ao clímax,. Na notícia observa-se o fenómeno inverso: são fornecidos todos os dados relevantes inicialmente ( no primeiro parágrafo).No corpo da notícia são referidos factos menos relevantes.
Lead ou cabeçalho - clímax
Corpo da notícia - desenvolvimento

Lead, cabeçalho, parágrafo-guia ou entrada – o primeiro parágrafo da notícia funciona como um resumo desta. Deve ser muito bem redigido para conseguir atrair o interesse do leitor e responder à quatro questões fundamentais e obrigatórias: Quem?, Quando?, Onde?, O quê?.


Corpo da notícia – corresponde ao segundo parágrafo e seguintes (se existirem). Nele são dadas informações complementares, de menor importância, que servem apenas para completar o conhecimento do facto. Normalmente responde às seguintes questões: Como?, Porquê?, Para quê? (surge com menos frequência).

A estruturação da escrita do primeiro parágrafo da notícia não prevê uma ordem específica para as questões a que deve responder, assim a sua sequência é arbitrária. No corpo da notícia também não existe uma ordem sequencializadora das questões a que este deve responder.

Tipo de linguagem da notícia
A linguagem deve ser clara, objectiva, acessível a todos os falantes da língua (deve utilizar o nível de língua padrão, corrente ou normal) independentemente do seu estrato cultural. A utilização de adjectivos deve ser evitada. A função da linguagem predominante é a informativa.

Outras características da notícia
A notícia tem que ser autêntica, é uma narração de factos reais, o jornalista deve apurar a verdade e transmitir o acontecimento com a máxima veracidade.
É necessário observar-se o total apagamento do emissor, não são permitidos comentários nem interpretações do acontecimento efectuados pelo jornalista.
«Falar o mais possível dos outros e o menos possível de si. Por isso, usar raramente a primeira pessoa do singular».
Artigo 1º - Código do Jornalista

A fotografia que acompanha a notícia
Frequentemente a notícia é acompanhada de uma fotografia que:
· deve ser clara no que mostra;
· constituir um elemento importante para acompanhar o texto;
· dirigir-se à sensibilidade do receptor (frequentemente provoca o choque psicológico);
resume o conteúdo de uma notícia, passando o texto a ser apenas o seu complemento.

Se efectuar uma leitura atenta dos jornais, verificará que nem sempre as notícias são elaboradas de acordo com todas as regras estabelecidas para as mesmas.